A educação é um termo que explica a orientação de um ser vivo na organização de um conjunto de atitudes, que podem ser demonstradas na personalidade de um indivíduo desde o seu nascimento até ao seu término.
As práticas Federadas Desportivas têm vindo a sofrer ao longo do tempo um processo de organização e evolução, tanto a nível material como estrutural. A título de exemplo encontra-se a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que tem demonstrado em muitos desportos um papel importantíssimo. Não ficando a trás, o sistema educativo, desde o seu inicio estruturado, tem sido acompanhado de constantes mudanças, como a simples integração de calculadoras, rádios, musicas, vídeos, slides e mais recentemente e em moda todos os serviços associados à computação.
Toda esta evolução deve ser tomada em conta na educação dos nossos jovens, isto porque, a nível das grandes cidades e em meios mais urbanizados a ocupação temporal da nossa população é cada vez mais centrada no uso de meios de comunicação como a televisão e o computador. Aspecto esse, que no ensino da Educação Física pode demonstrar uma dificuldade, pois, e cada vez mais aspectos como a alimentação e o sedentarismo estão mais presentes no quotidiano da nossa juvenilidade. Comparativamente com os nossos antepassados onde as TIC não se encontravam disponíveis para a maioria da população, em modo de ocupação os alunos faziam do tempo livre uma fácil educação a nível da expressão física.
No entanto, as TIC não podem ser vistas como um factor negativo da educação dos nossos jovens, muito pelo contrário, existe um vasta utilização que pode ser bastante benéfica para a educação dos nossos educandos.
Deixo aqui alguns exemplos:
Ø Uso de programas vídeo, para captar os exercícios efectuados pelos alunos nas aulas, de forma, a poder analisar na hora, possibilitando o desenvolvimento do sentido crítico e da autoavaliação da performance dos alunos.
Ø Uso de Musicas e vídeos ilustrativos, com a finalidade de potencializar o desenvolvimento das capacidades de análise e das capacidades morfológicas dos jovens.
Ø Utilização de slides e de quadros interactivos de forma a explicar as progressões de ensino de varias modalidades e de exercícios específicos, como por exemplo as várias fazes do salto em comprimento.
Em modo de reflexão a utilização das TIC na educação física pode vir a demonstra-se como preponderante na motivação dos alunos e na explicação dos conteúdos programáticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário